Férias: Cupcake Natalino de Chocolate


Olá pessoas!! Hoje eu vim trazer pra vocês mais um post daquela série de dicas de o que você pode fazer nas férias. Eu e a Cecília combinamos que vamos revezar nessas postagens, por exemplo, semana passada ela postou, essa semana, eu posto e semana que vem, ela de novo. 

Bom, o post de hoje é uma receita e uma receita que pode ser feita no Natal. Faltam aí uns 4 dias pro Natal e todo mundo já está preparando ou começando a preparar as coisas para a ceia de Natal. Então, tendo tudo isso dito, nesse post eu vou mostrar pra vocês uma receita de cupcake de chocolate que pode muito bem se transformar em um cupcake natalino. Eu fiz cupcakes natalinos no ano passado e pretendo fazer esse ano de novo.

Importante lembrar que essa receita não é minha, eu peguei ela no livro de receitas de 100 anos da União (é, a marca do açúcar). E também que eu ainda NÃO fiz essa receita, mas é ela que eu vou fazer para esse Natal. 

Você irá precisar dos seguintes utensílios:
  • Forma de alumínio (ou silicone) para cupcakes
  • Forminhas de papel para cupcakes
  • Uma batedeira ou um fuê (fouet)
  • Saco de confeitar 
  • Bico de confeitar do tipo pitanga 
Caso você não tenha uma forma para cupcakes, pode usar forminha para empada de alumínio, ou colocar várias forminhas de papel juntar para firmar.

Vamos à receita.

Ingredientes

Massa
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (320g)
  • 1 xícara (chá) de manteiga (180)
  • 4 ovos
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de água (300ml)
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó (100g)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (220g)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha (5ml)
  • 1/2 xícara (chá) de gotas de chocolate (75g)
  • 1 colher (sopa) rasada de fermento em pó (10g)
Cobertura
  • 1 caixa de creme de leite (200g)
  • 500g de chocolate branco ralado
  • 2 colheres (chá) de essência de baunilha (10ml)
  • 8 colheres (sopa) de manteiga (160g)
Modo de Preparo

Massa
  • Bata o açúcar com a manteiga e os ovos até obter uma massa homogênea.
  • Aos poucos, adicione a água fervida com o chocolate em pó. Acrescente a farinha, a baunilha, as gotas de chocolate e o fermento. Distribua entre as forminhas, enchendo entre metade e 3/4 das forminhas, e asse no forno preaquecido em cerca de 180° durante 30 minutos ou até que quando espete o centro de um bolinho com um palito e este saia limpo.
Cobertura
  • Aqueça o creme de leite, retire do fogo, acrescente o chocolate ralado e misture bem até o completo derretimento. Adicione a baunilha e leve à geladeira até esfriar. Junte a manteiga e bata na batedeira, até obter um creme leve. Coloque no saco de confeitar com bico pitanga e utilize.
Até aí, um cupcake normal, certo? Bom, para transformar ele em um cupcake de Natal, você pode colocar corante verde na cobertura e colocá-la no cupcake imitando uma arvorezinha de Natal. Para isso você vai precisar do corante verde, claro, e de confeitos para simular a árvore.

O recheio é opcional, você pode fazer diversos doce para colocar no bolinho.

Aqui você pode ver alguns exemplos
"Ah eu não tenho muita experiência com receitas, não vou fazer isso aí direito". Bom, você que pensou isso tem a opção de fazer os cupcakes com massa pronta, dessas que vendem no mercado, eu já fiz e funciona muito bem. Para a cobertura você pode usar chantilly, desses de caixinha, é só bater ele na batedeira que fica ótimo e você ainda pode fazer a "arvorezinha" no cupcake adicionando o corante verde. 

Apesar do post propor algo para o Natal, você pode aproveitar a receita e fazer em outras ocasiões, inclusive no Ano Novo que está chegando, é só mudar a decoração.

Bom gente, foi isso! Espero que tenham gostado e, se fizerem, mandem fotos pra gente na fanpage do blog no Facebook!

Beijos da Thalita e até o próximo post! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário