Dica Para o Verão: Smoothies

Foto: Tumblr
Olá pessoas!! Tudo bem com vocês? Bom, comigo tudo ótimo... tirando a parte que eu estou, literalmente, derretendo de calor. Gente, esse verão ta acabando comigo e olha que moro na serra. Não quero nem imaginar lá pro litoral, mas enfim... O Brasil está muito quente esse verão e nós temos que tentar achar saídas para amenizá-lo. Uma dessas saídas é o smoothie.

O smoothie é uma bebida a base de frutas de origem californiana, que está ganhando seus fãs aqui no Brasil, bastante ideal para se consumir no verão. Quanto à sua textura, ele fica entre a vitamina e o milk shake, talvez. Pode ser feito com diversas frutas e combinações de frutas.

A receita básica do smoothie seria gelo, fruta, leite e algumas receitas indicam iogurte, mas eu andei pesquisando e muitas pessoas usam frutas congeladas e eliminam o gelo. Por que isso? Bom, o gelo vai deixar seu smoothie bem geladinho mas vai ficar mais líquido, porque o gelo derretendo volta a ser água. A fruta congelada vai deixar bem gelado, mas vai manter a cremosidade.

O bom do smoothie é que podemos brincar com os sabores pra deixar com as nossas preferências. Ele vai ficar saboroso e você pode usar ingredientes mais saudáveis pra deixar ele mais saudável e nutritivo.

Então como eu estou passando por esse momento de calor extremo, eu resolvi fazer um smoothie para experimentar. Vi várias receitas, com várias combinações, mas preferi fazer uma mais básica. Smoothie de banana com morango. Eu fiz duas vezes, na primeira usando iogurte e na segunda, não.

Para a primeira opção que eu fiz, você vai precisar de:

  • Duas bananas congeladas (eu congelei com a casca, porque fiquei com medo de ficarem pretas)
  • Cinco morangos pequenos sem o cabo lavados e congelados
  • Dois copos de leite (500ml)
  • Um copo de iogurte desnatado (170ml)

E, é claro, um liquidificador.
Vocês vão ter que descascar a banana e pra isso eu aconselho vocês a cortarem a banana e descascar cada pedaço separadamente.

Bom, aí é só bater tudo. Essa receita deu pra três pessoas, eu e meus pais, mas eu não gostei tanto assim... porque não ficou tão cremoso assim, então não ficou na consistência que eu queria, o leite não estava na geladeira (porque só tinha fechado), então não ficou tão gelado assim... e também eu queria que tivesse mais gosto de banana, mas o morango se sobressaiu (isso no meu gosto pessoal). Mas ela ainda pode ser uma boa receita, é só consertar essas coisas, diminuindo um pouco o leite, para fica mais cremosos, deixar o leite na geladeira, para ficar gelado e a questão do sabor é pessoal mesmo.

A segunda receita que eu fiz deu mais certo pra mim. Para essa você vai precisar de:

  • Duas bananas congeladas (também com a casca)
  • Dois morangos pequenos sem o cabo lavados e congelados
  • Um copo de leite (250ml)
Nesse eu também coloquei duas colheres de sementes de linhaça, mas aí é totalmente opcional.

E aí, é só tirar a casca da banana e bater tudo. Esse eu gostei muito mais. A consistência ficou bem cremosa, ficou bem gelado e a banana se sobressaiu mais.

Foto: inglesgourmet.com
Ele ficou bem parecido com esse da foto e rendeu mais ou menos um copo e meio.

Dicas: Coloque o leite no liquidificador primeiro, isso ajuda a bater e não prejudica tanto a hélice do liquidificador.
Certifique-se de deixar todos os ingredientes na geladeira antes de preparar o seu smoothie.
As frutas podem ser congeladas do dia pra noite.
O uso de açúcar é opcional.
Você também pode usar o suco de fruta como laranja e limão.

Outras combinações de frutas:

Suco de laranja e framboesa congelada.
Morango congelado e abacaxi congelado
Manga congelada, banana congelada e leite de coco

E aí, gente? Vão fazer os seus smoothies das suas frutas favoritas? Se fizer, manda pra gente lá na página do Facebook do blog pra gente ver!!

Um beijo da Thalita, e até o próximo post! :)

4 comentários:

  1. Muitooo obrigado pelo post. Estava necessitada de algo gelado. É muito calor. :-S Vou derreter.
    Pretendo fazer ainda hoje. Acho que vou fazer o segundo. Depois te falo como ficou ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim, fica muitoooo bom!!! E pro calor é ótimo!!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom que gostou!!! Fica realmente uma delícia!! <3

      Excluir