Livro X Filme - Se Eu Ficar (If I Stay)



Hello babys!
Hoje eu vim com uma nova categoria para vocês. Livro X Filme. Um assunto bastante debatido, principalmente para quem lê o livro. 

Eu sou do tipo que não leva tão a sério os erros, até porque entendo que alguns livros precisam de algumas "alterações" para poderem parar no mundo cinematográfico. Porém, também sou do tipo que acho que muitos "detalhes" são importantes para entender o filme, já que muitas pessoas -talvez- não tenham lido o livro. 

Dessa vez escolhi falar do livro agora também filme, Se Eu Ficar. Que desde essa postagem aqui eu disse que iria fazer uma resenha sobre os dois e mostrar as diferenças. Mas mudei totalmente o jeito que vou falar. Vou fazer uma pequena crítica falando das diferenças, não sei se vai ter spoiler, mas tomem cuidado quando forem ler :))



Assisti Se Eu Ficar duas vezes. A primeira vez cheguei atrasa e perdi os 10 minutos inicias. Droga! Mas eu fui de novo porque o ônibus quebrou (Thalita estava junto) e a sessão de Lucy já tinha começado, o filme mais próximo era Se Eu Ficar. Dessa vez assisti o filme inteiro. 



Essa era eu. Porém, ainda sim gostei do fato de que, algumas falas do livro estavam no filme. Principalmente nas cenas inicias. E obviamente, todas as frases marcantes que pelo menos eu lembrava na hora também estavam. 


Agora vamos comentar sobre. 

Se o livro é emocionante? Sim, e muito. Você sente a dor de Mia (a personagem principal que no filme é interpretada por Chlöe Grace Moretz). Todos já sabem que ela entra em coma e durante o tempo inteiro ela relembra o seu passado e vê como as pessoas ficam sabendo que ela está em coma e poderá não viver. 

Vou falar a mesma coisa que eu disse pra Thalita antes dela ler o livro, e... Sem spoiler: Se ela não morrer, é previsível, se ela morrer, também é previsível porque hoje em dia sempre tem alguém que morre no livro/filme. Até mesmo o principal. 

E foi isso que eu pensei quando eu fui ler, eu estava ansiosa por causa de uma simples dúvida. A questão é que, eu fui ver o filme ansiosa esperando que eu sai-se de lá chorando ou pelo menos com o coração na mão. Não. Não foi nada disso. 

Ao contrário do livro o filme não é tão bom quanto. Eu acho que não deu aquele aperto no coração por um motivo: Falta de detalhe do passado. Enquanto muitas pessoas se confundiam no livro por ela lembrar o tempo inteiro de seu passado (mesmo tendo marcações) no filme algumas cenas passam... E passam... E ela ainda está com a cabeça no hospital. Eu sai pensando: Diretor... Eu queria ver o passado dela também. Não que não tivesse, mas tinha pouco. Ou seja, não ficaríamos muito "sentidos" pela situação de Mia. Afinal, no livro a gente se sente como a Mia, no filme estamos -basicamente- vendo uma reportagem na televisão. (Eita.... Exagero Haha)

Existem várias cenas que eu considero importante em estar no filme, mas eu só separei algumas.

Vamos pensar um pouco. Já sabemos que o pai e a mãe dela morreram no acidente, não é mesmo?! Foi basicamente uma cena que passou no filme. E tivemos cenas, sim com eles no passado. Cenas pequenas. Não querendo contar o livro, mas a Mia tinha um amor pelos pais que quando você lêsse que eles morreram você ia ficar paralisado. Isso se você não soubesse antes.

Outra pessoa que passou foi o irmão de Mia, o Teddy. No filme Mia se preocupa demais com ele. Logo pensamos em dois motivos: Ele é a única pessoa que ela tem na família de sua casa, então ela se preocupa com ele; Amor de irmão.
Okok! Os dois estão certos mas no filme você não entende algumas coisas que Mia fala em relação ao passado. Wtf? Não vou dar spoiler em relação ao Teddy, mas quem leu o livro fica decepcionado em alguns aspectos.

Kim. Kim é a melhor amiga de Mia. Mas você sabia que elas não se gostavam e acabaram em uma briga no colégio? Mas como as pessoas achavam que elas seriam boas amigas, as juntaram?! É... Isso ajudaria bastante para mostrar o porque Mia deveria ficar.
Alguém também sabe que Kim nunca gostou de Adam!? Só se aproximou dele por causa da situação de Mia no hospital?! E se o filme tivesse mais cenas deles juntos ia ser muito melhor. Como as trezentas formas que eles tentaram arranjar para que Adam tivesse nem que seja 5 minutos com Mia em seu quarto.

Não vou ficar enrolando tanto, nem falando que o livro da de mil a zero no filme. Mas também não estou falando que você não deva assistir. Ao contrário, assista e tenha sua opinião sobre. E digo mais: O filme é bom para quem não leu o livro. Os atores foram ótimos e mesmo que eu tenha ficado decepcionada (a maioria daqui já sabe que eu sou muito exigente em relação ao filme não ser igual ao livro. Talvez a sua opinião não seja a mesma que a minha) eu gostei do filme e não me arrependo de ter pagado dois ingressos para o mesmo.







11 comentários:

  1. Sua postagem me representou. Achei que o filme focou muito no hospital... então não teve muito como a gente se emocionar como no livro, porque o que faz a gente realmente se colocar no lugar dela e sofrer junto com ela é conhecer a sua história, e o filme não trouxe tanto isso. Mas apesar de tudo, também achei um ótimo filme.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não saiu como o esperado, mas também não foi tão ruim assim. O meu maior problema foi na parte do Teddy, que como eu disse pra você na saída do cinema, eu fiquei bem decepcionada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente... pra mim também foi a parte do Teddy que, sinceramente, não chegou aos pés da parte no livro... mas...

      Excluir
    2. Quando eu terminei de ler a parte dele eu já estava acabada e falando: Volta, por favor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Eu já tava indo pra terapia... não pera... exagero haha

      Excluir
  3. Menina, acredita que eu perdi a vontade de assistir o filme pq ouvi falar que era diferente do livro? Tenho um apego tão grande por histórias escritas que acho que perdem a "magia" quando vão para as telonas.
    http://segredosdageovanna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estava justamente precisando deu ma comparação desta. Quero muito ler esse livro e ao mesmo tempo ver o filme, agora vejo que terei de esperar para ler o livro, vai que me decepciono com o filme e largo o livro de lado, haha.
    Beijo,
    Ana Espindula
    http://conexao-feminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre leio o livro antes do filme. Ele pode até sair de cartaz mas não tem problema, assisto em casa. Mas acontece a mesma coisa comigo. Se eu ver o filme (e não gostar, principalmente) eu paro de ler o livro na metade :S
      Beijoos!!

      Excluir
    2. Geovanna não tô conseguindo te responder por ali mas... Respondo por aqui :)) Acho que acima de tudo você deveria assistir. Mas lê o livro antes, é muito bom e eu leria de novo. Normalmente não gosto dos filmes que eram livro antes, mas... Mesmo assim assisto. E te entendo que a "magia" pode acabar. Nunca é a mesma coisa :]

      Excluir