Dicas de Estudo | 2016


Olá pessoas! Estou aproveitando essa semana de Carnaval para me organizar e organizar as coisas da escola e curso. Então, já que estou nessa vibe, resolvi fazer um post com algumas dicas de estudo para te ajudar na escola, curso, etc. Se você não está mais estudando, não tem problema, você pode enviar isso para algum amigo ou amiga que esteja. Como todo mundo diz, o ano só começa depois do carnaval. 

A primeira dica é: se organize! Separe seus cadernos e livros de acordo com as matérias. Deixe um bom espaço para cada uma, caso você ainda não conheça os professores, porque você ainda não sabe como cada um usa o caderno e, depois, você pode sempre aproveitar o que sobrar. Se você está cansado de cadernos, os pontos positivos de usar fichário é que todas as matérias ficam juntas e você não fica confuso com um monte de cadernos, sem falar das folhas removíveis. 

Identifique a sua dificuldade. Sempre tem aquelas matérias que você vai melhor e aquelas que você nem gosta de chegar perto. A minha dica é: descubra em quais matérias você tem mais dificuldade. Isso vai te ajudar bastante, porque, desse modo, você pode se dedicar mais a essas matérias. Um exemplo: se você vai bem em História, Filosofia e Sociologia, você não precisa ficar se matando de estudar pra elas. Agora, se você sempre vai mal em Matemática, Física e Química, é sempre bom dedicar um tempinho a mais para elas.

Anote. Sempre que estiver assistindo a uma aula, anote tudo que achar importante. Um filme que o professor indicou, um autor que é muito importante em determinado assunto, uma questão que talvez caia na prova. Os professores sempre dão dicas durante as aulas, dicas que tornam a matéria bem mais fácil. Também anote palavras-chave enquanto o professor fala. Não se preocupe em fazer algo arrumadinho, porque eu sei que às vezes os professores falam rápido demais, faça bagunçado mesmo (uma bagunça que você entenda, claro) e depois organize tudo no seu caderno e adicione coisas que você for lembrando. 

Durante as aulas, preste atenção na metodologia de cada professor e use isso a seu favor. Cada professor tem um modo diferente de dar aula. Tem uns que só falam, falam e falam, nesse caso, mantenha-se sempre atento e com a caneta na mão. Alguns professores dão bastante matéria escrita, então sempre leia o que eles passaram, se surgir alguma dúvida você pode perguntar depois. 

O que me lembra da próxima dica: sempre pergunte. Nunca segure um dúvida. O professor está explicando e você percebe que parou de acompanhar em algum momento, peça a ele para voltar. Se você não entendeu um exercício, pergunte. Não fique com medo de fazer uma "pergunta idiota", idiota seria se você não perguntasse. Mas claro, respeite o momento do professor, se você levantou a mão e ele pediu para você esperar um minuto para ele terminar o raciocínio, espere, a resposta da sua pergunta pode aparecer logo em seguida.

Com isso tudo sendo colocado em prática, planeje. Confira as datas das suas provas, datas de entrega de trabalhos e planeje seus estudos. Organize horários para isso. Estude sempre um pouco. Nunca deixe para fazer as coisas na última hora, você provavelmente vai ficar maluco e as coisas não vão sair como deveriam. Então mantenha uma agenda, ou use seu celular para isso, existem diversos aplicativos que te ajudam a planejar.

Depois de tudo, se dê um descanso, faça pausas. Acrescente no seu planejamento horas para você descansar e sair um pouco de dentro dos estudos. Vá ler o livro que está ai parado, vá ver um episódio da sua série favorita, ou simplesmente fique na sua rede social favorita vendo as novidades, assista TV, brinque com o seu bichinho. Não sei. Faça algo que você goste, isso vai te ajudar a limpar a mente e não ficar estressado. Mas, cuidado, não vá extrapolar o tempo e esquecer o resto das coisas que tem que fazer. 

É isso, espero que tenham gostado das dicas! Se tiver algo a acrescentar, pode comentar abaixo, vou adorar saber o que vocês fazem para estudar melhor!

2 comentários:

  1. Adorei as dicas! Estou tentando me organizar ao máximo esse ano!
    Beijos!

    http://www.blogmundodalari.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou tentando, mas pra mim é sempre um desafio...
      Beijos!

      Excluir