Livro X Filme: A Quinta Onda (Spoilers)


P.S.: Essa postagem não é nossa. Chamamos a Duda, ex-blogueira aqui do blog para contar um pouco sobre a visão de quem leu o livro e viu o filme. Queríamos agradece-la por esse post lindo!
 Obrigada, Duds <3


O filme A Quinta Onda, adaptação do livro com o mesmo nome, finalmente (ufa!) chegou ao cinemas e, como eu li o livro super rápido pra poder terminar antes de ver o filme, eu já fui pro cinema mega ansiosa, né? Bom, só um aviso, preparem-se pra spoilers porque eu preciso botar pra fora tudo que eu estou sentindo.

"No novo filme A 5ª Onda, quatro ondas de ataques cada vez mais mortais deixaram a maior parte da Terra destruída. Contra um cenário de medo e desconfiança, Cassie, de dezesseis anos, está na corrida, desesperadamente tentando salvar o seu irmão mais novo. Enquanto ela se prepara para a inevitável e letal 5ª onda, Cassie se une com um jovem homem que pode se tornar sua última esperança – se ela conseguir confiar nele."


Como dito na sinopse, o livro/filme conta a história da Cassie Sullivan, uma adolescente norte-americana mais do que comum que tem sua vida completamente transformada após a chegada dos chamados “Outros”, ou seja, alienígenas que querem dizimar a humanidade pra poderem ficar com o planeta Terra. E, diferente das invasões alienígenas ao qual estamos acostumados, cheias de seres verdes, marcas em plantações de milho, armas que disparam laser e aquele monte de “peom peom peom”, esses alienígenas vão matando os humanos aos poucos, com as chamadas “ondas”.

Agora, vamos começar com a semelhanças e diferenças entre livro e filme. Eu achei que eles conseguiram fazer uma adaptação muito boa, sem mudar o rumo da história, como aconteceu em Percy Jackson e isso é um quesito que eu acho muito importante. Porém, algo que me incomodou muita foram as mudanças desnecessárias que fizeram ao longo do filme e que não tiveram nenhuma razão aparente pra terem sido feitas. Algumas coisas muito importantes também foram cortadas da história e substituídas por outras, mas mesmo assim a história não perdeu o sentido.

Mas o que foi mudado? Vou citar apenas algumas coisas, pelo menos as mais importantes. 

Em vez de perder o ônibus que a levaria para Wright-Patterson, Cassie é proibida de entrar no mesmo e acompanhar seu irmão. O Olho também foi cortado, que teria sido responsável por destruir o acampamento e a base militar. O tempo que a Cassie passou na casa do Evan é muito maior do que no livro, eles já haviam desenvolvido um romance e o personagem foi tratado com mais mistério no livro, onde a sensação que se tinha era de sempre manter um pé atrás. Zumbi/Ben (lindo!<3) já estava na base há muito tempo antes de Nugget/Sam chegar, em vez de chegar junto com o mesmo de acordo com o filme. O programa País das Maravilhas, onde se podia descobrir tudo o que se passava na cabeça da pessoa foi apenas citado, o que me incomodou bastante. E, o que eu acho mais importante, Evan Walker atirou sim na Cassie, mas se arrependeu por causa de seu lado humano e a salvou. Ocorreram muito mais mudanças “desnecessárias”, mas como eu havia dito, essas foram as que eu julguei como mais importantes.

Acho que essa última mudança aconteceu por causa de uma coisa que uma amiga minha me disse após o filme, tudo no filme era propício para nos apaixonarmos por Evan Walker, então ele é o mais shippado com a Cassie por quem só viu o filme. Temos triângulo amoroso? Mas é claro que temos! Prefiro o Ben, não me matem :D, Outra coisa que eu percebi também foi que, talvez para dar tempo de terminar a história, as coisas foram demonstradas com muita superficialidade, como a relação entre o Ben e o Sam (acho que foi isso o que fez eu me apaixonar pelo Ben <3), a culpa e o remorso que o Ben sente por causa da irmã e a Esp, que eu achei que ficou suuuuuper diferente de como ela é descrita no livro, sua importância na história não foi muito bem demonstrada e sua ligação com Teacup, que mais parecia figurante, não foi nem citada.

Ainda não terminei de ler o segundo livro da série, que é O Mar Infinito então não posso dizer com certeza tudo que acontece na história. Mas e aí? O que vocês acharam do filme? Deixem aí nos comentários o que vocês gostaram e não gostaram :D Um beijo enorme!!

Um comentário:

  1. CARA MIGA VC ME ENTENDE
    Eu acho que no filme eles tipo tentaram forçar a gente a shippar a Cassie com o Evan. Mas cara, ela e o Ben são tao cuti cuti que eu NAO CONSIGO PARAR DE SHIPPAR ELES DOIS MESMO QUE O BONITAO DO EVAN JA TENHA ROUBADO MEU CORE E LEVADO COM ELE.
    Resumindo: eu shippo o Ben e a Cassie forever. O Evan, bem, eu shippo ele comigo

    ResponderExcluir